A Consultoria Arko Advice revela que o presidente que assumir em 2023 terá que lidar com cenários de extrema complexidade. No contexto internacional, estará no radar um terceiro mandato do presidente da China, a crescente tensão entre americanos e chineses, a continuidade da guerra na Ucrânia e o relacionamento com a Europa -que tem acordo com o mercosul paralisado.
E falando na Europa, o avanço da agenda verde para Europa continua sendo acompanhado pelo agro após o bloco aprovar uma proposta que reduz o limite máximo de inseticidas em alimentos e ração animal importados.
O projeto precisa ser avaliado em dois meses pela Comissão e parlamento europeu e se aprovado, entrará em vigor em 2023.
A croplife Brasil afirma que a medida proposta pelos europeus descumpre o estabelecido no codex alimentariuns, que é um grupo de normas e padrões alimentares adotados internacionalmente pelos países. Se a medida realmente entrar em vigor, o Brasil deverá abrir um painel de contestação na OMC. Produtos como soja, milho, café e açúcar podem ser afetados.