Assim como muitos outros alimentos, o preço do ovo de galinha está elevado! Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) registrou o maior valor da série histórica: a caixa com 30 dúzias de ovos brancos do tipo extra, comercializada em Bastos (SP), conhecida como a “Capital do Ovo”, teve uma variação nominal (sem descontar a inflação) de 51,38%.
Para tentar amenizar a situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de forma bem-humorada, sugeriu uma alternativa para os brasileiros economizarem. Durante um discurso no Amapá, ele afirmou:
“Eu estou comendo agora sabe o quê? Ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas lá no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse ele.
O Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, abriga essas aves em seus jardins desde sua construção, na década de 1960.
Fala gerou repercussão
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) apresentou, na última sexta-feira (14), uma representação contra Lula na Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando crime ambiental. Em resposta, a PGR informou, por e-mail, que a denúncia “aguarda alguns andamentos administrativos para que seja distribuída para um gabinete de procurador”.
A acusação se baseia na Lei Nº 9.605, que trata de crimes ambientais. A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) foi contatada para esclarecer questões relacionadas à criação de emas e outros animais no Palácio da Alvorada, além da autorização do Ibama para o consumo dos ovos de ema no local. No entanto, até o momento da publicação, a Secom não se manifestou. O texto será atualizado caso haja uma resposta.