Técnicos japoneses deverão visitar o Brasil nos próximos 60 dias para realizar uma inspeção sanitária nas condições de produção da carne bovina brasileira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Esforço pela Abertura do Mercado da Carne
O governo brasileiro, acompanhado por representantes do setor privado, realizou uma visita ao Japão com o objetivo de avançar nas negociações para viabilizar a exportação de carne bovina para o país asiático. O presidente da Abiec, Roberto Perosa, faz parte da comitiva.
Durante a visita, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participou de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, que representa importadores de carne. Além disso, Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Eto, para discutir questões sanitárias e técnicas relacionadas ao tema.
Recuperação de Pastagens
Brasil e Japão firmaram cerca de 80 memorandos de cooperação em áreas como energia, meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia. Um dos acordos prevê investimentos japoneses na recuperação de pastagens degradadas no Cerrado brasileiro, dentro de uma agenda ambiental conjunta entre os dois países.
Na manhã de ontem (26), o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou que o país enviaria especialistas sanitários ao Brasil como parte de um processo crucial para uma possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
Além disso, foi firmado um acordo de cooperação entre os dois países que inclui avanços em tecnologias limpas e energia renovável.